A técnica das lentes de contato para os dentes é um poderoso recurso para melhorar a estética do sorriso por meio da mudança de cor, formato e tamanho dos dentes. Utilizando lâminas de porcelana ultrafinas, este procedimento integra a odontologia contemporânea por ser considerado uma técnica minimamente invasiva, ou seja, quase sem a necessidade de desgaste dentário, sendo hoje um dos métodos mais procuradas aqui na ODONTO ID por pacientes que buscam um sorriso perfeito e durável.
Já utilizamos essa técnica há mais de 10 anos, o que nos torna pioneiros na região, contando com equipamentos de última geração como scanners intraorais e laboratório próprio dentro da clínica, além de termos implementado um método onde utilizamos a anatomia de dentes naturais para que seu sorriso seja único.
Conheça mais sobre as famosas lentes de contato dentais, a técnica que vem revolucionando os sorrisos dos artistas.
Seguem abaixo as 10 perguntas mais frequentes que surgem no consultório:
- O que são lentes de contato dental?
São lâminas de porcelana ultrafinas e resistentes cimentadas sobre a coroa dos dentes saudáveis, modificando forma, posicionamento e cor dos dentes.
- Qual a diferença entre lentes de contato e faceta?
A principal diferença está na espessura. Laminados cerâmicos com menos de 0,6mm de espessura são considerados lentes de contato dentais e com mais de 0,6mm facetas.
- Qual é a durabilidade de uma lente de contato?
Depende de um conjunto de fatores, como indicação correta do tratamento, habilidade e experiência do cirurgião-dentista e do técnico em prótese, boa higiene oral e ausência de maus hábitos por parte do paciente. Na somatória dos diversos fatores podem alcançar, aproximadamente, 15 anos.
- Elas podem prejudicar a saúde dos dentes?
Sim e não!
Resposta 1: com a indicação correta, utilizando o Planejamento Virtual do Sorriso, que é um software que orienta o dentista no planejamento, somados à capacidade técnica do dentista e ainda do técnico que vai confeccionar as lentes, se torna um tratamento extremamente seguro e, em muitos casos, além do resultado estético, ainda melhora problemas de disfunções.
Resposta 2: seguindo o mesmo conjunto de fatores da resposta de número 1, se torna um tratamento extremamente seguro que, em muitos casos, além de melhorar a estética do sorriso, ainda resolve problemas funcionais de oclusão.
- Como posso avaliar a capacidade técnica do dentista e do técnico?
Além de indicações de pessoas da sua confiança, outra maneira bem simples é pedir para ver fotografias de casos já realizados anteriormente por ele. Se possível, casos semelhantes ao seu.
- Quanto tempo leva o tratamento?
Se não houver necessidade de outros tratamentos prévios, hoje realizamos todo trabalho aqui na clínica e por conta disso conseguimos fazer um tratamento completo em até 2 dias, do projeto (Planejamento Virtual do Sorriso) até a instalação em boca.
- É necessário anestesia?
Depende de alguns fatores, como tamanho e posicionamento dos dentes e o nível de sensibilidade do paciente, que também precisa ser levado em consideração.
- Preciso fazer em todos os dentes?
Depende do resultado que o paciente almeja e da condição estética dos demais dentes, por isso utilizamos o recurso mais importante do processo, o PLANEJAMENTO VIRTUAL, que servirá como uma “planta arquitetônica do sorriso”, onde o paciente vai entender cada milímetro de modificação e ainda terá oportunidade de provar o sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento, como um TEST DRIVE do resultado final.
- Quais os principais cuidados devemos ter com as lentes de contato dental?
Cuidados básicos, como escovação, uso diário do fio dental e acompanhamento anual do dentista. Maus hábitos, como roer unhas ou abrir embalagens com os dentes, podem danificar a lente.
- Existe uma idade mínima para colocar as lentes?
Mais importante que a idade é a indicação, porém, não são colocadas em pacientes que ainda estão em crescimento e nem antes da troca da dentição de leite. Para pacientes jovens existem outras técnicas mais indicadas, como a utilização das resinas compostas.