Essa especialidade tem como objetivo substituir e recuperar estruturas bucais danificadas ou perdidas. Na odontologia moderna, disponibilizamos de diversas técnicas para essa reparação e a cada dia com mais perfeição e naturalidade.
As próteses dentarias removíveis ou até mesmo as próteses dentarias fixas sobre os dentes, cada vez mais vêm sendo substituídas pelos implantes dentários, devido sua maior semelhança com os dentes naturais, mas, em alguns casos específicos, ainda são indicadas.
A ODONTO ID sempre está atenta às novas tecnologias que otimizam o tempo de tratamento e aumentam a durabilidade do trabalho para um maior conforto de nossos pacientes.
É de grande importância um bom acompanhamento pós-tratamento, onde pequenas manutenções são realizadas a fim de preservar a saúde bucal do paciente e garantir a durabilidade do trabalho realizado.
A prótese dentária, quando bem indicada e confeccionada, não deve trazer nenhum incômodo e nem traumas para o paciente, que deve sentir-se seguro e, na maior parte do tempo, não lembrar que está fazendo uso da mesma. Dores por falta de adaptação ou qualquer outro fator causado pela prótese devem ser corrigidos o mais brevemente possível, evitando doenças ou possíveis complicações na saúde do paciente.
As próteses dentárias, além de proporcionarem alterações intrabucais na reposição de um ou mais dentes, também trazem alterações extrabucais, como equilibrar a mastigação, que é importante para um desenvolvimento bilateral muscular equilibrado, devolvendo assimetria, suporte muscular e volume natural ao rosto, reduzindo assim, consequentemente, rugas e vincos causados pela perda de estrutura óssea decorrentes da ausência de dentes.
Quando se perde um elemento dentário é extremamente importante a sua reposição, pois a boca está em contínua modificação e os espaços dos dentes ausentes permitem movimentações dentarias, causando uma desordem no alinhamento e na mordida, o que provoca danos na articulação da mandíbula levando o paciente a sentir dores de cabeça e estalos ao abrir e fechar a boca. O paciente também perde potência mastigatória, o que ocasiona a ingestão de alimentos mal triturados que, além de prejudicar a digestão, também pode agravar o problema para os que já apresentam tendência a engordar.